30 de mar. de 2011

o que é hora do planeta?

A Hora do Planeta pretende ser a maior plataforma voluntária de alerta contra as alterações climáticas é, para já, a maior iniciativa de luta mundial, da rede WWF, a organização global de conservação.
Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora - a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo. Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta.
Assim, encorajando as empresas, governos e cidadãos a desligarem as luzes por uma hora, deu-se um grito de alerta e criou-se uma plataforma de acção que se alargou ao mundo inteiro nos anos seguintes e a todos os que estão interessados e atentos a questões que envolvem a luta contra as alterações climáticas e a defesa do nosso Planeta, permitindo uma redução na emissão de gases de efeito de estufa.
Portugal aderiu a este movimento em 2009, pela primeira vez, com onze cidades formalmente confirmadas pela WWF: Lisboa, Tomar, Águeda, Vila Nova de Famalicão, Funchal, Almeirim, Guimarães, Horta, Loures, Ourém e Óbidos, e ainda cerca de 20 empresas e 4 organizações.
A nível mundial os números foram exuberantes:
  • 4000 cidades, em 88 Países, participaram do apagão global
  • 1.200 milhões de pessoas desligaram as luzes pelo Planeta
  • 11 cidades portuguesas envolvidas
  • 2 milhões de vídeos HP visionados
  • 1.3 milhões de amigos nas redes sociais (em Portugal, houve mais de 10 mil referências em websites e blogues ao evento)
  • 4.8 milhões de buscas ao termo “Hora do Planeta” nas 24 horas que antecederam o evento
Este ano fomos ainda mais! Chegámos a mais de 120 países e regiões em todo o mundo e a mais de 5.000.000 de pessoas registadas em todo o mundo na plataforma Google Maps/Earth Hour.
O Planeta continua a precisar de si! E a Hora do Planeta 2010 marca mais um ano que continua a ser decisivo para cada um de nós mostrar que está atento ao Planeta e quer uma mudança real!
O apagão de uma hora foi uma oportunidade simbólica para mostrar a quem ainda não quer ver que o planeta precisa da acção concreta de cada um de nós para manter o Planeta Vivo!
Depois da Hora do Planeta, ajude-nos diariamente a combater as alterações climáticas!
Por um Planeta Vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário